Sem categoria

Office sweet office! Capacitação, motivação e reconhecimento.

A pandemia acelerou várias tendências que já estavam em curso: o home office foi uma delas. Mas, com ele, veio um movimento crescente de pessoas que abandonam seus empregos (e até bons salários) em busca de um trabalho que faça mais sentido. Encontrar sentido, em vários aspectos das nossas vidas, tem sido uma busca constante no atual momento em que vivemos.

Capacitação, motivação e reconhecimento

A principal razão para a troca de emprego é a falta de oportunidade de crescimento, de reconhecimento e de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Estamos em um momento de transformações importantes no mundo corporativo, por isso encontrar um sentido na função que exerce tem influenciado diretamente na motivação e na produtividade dos colaboradores.

Em primeiro lugar é preciso entender que as empresas são feitas de pessoas! Por isso, para que a empresa mantenha uma curva crescente de desenvolvimento e faturamento, é preciso estimular o aperfeiçoamento, o engajamento e reconhecer o alto desempenho daqueles que fazem a engrenagem girar.

Toda empresa tem uma taxa de rotatividade, o que é normal e saudável até certo ponto. Porém, altas taxas indicam problemas e custam caro para empresa. Portanto, é muito mais barato reter funcionários competentes do que contratar novos.

Ações de capacitação, motivação e reconhecimento, planejadas de forma conjunta, tem se mostrado extremamente assertivas. Mas para colocar esta estratégia em prática, primeiro é preciso entender que, no ambiente de trabalho, o colaborador tem 5 necessidades básicas que precisam ser atendidas para elevar a sua motivação, o seu comprometimento com as metas da empresa e a sua produtividade. São elas:

  • Fisiológicas: salários justos, pagos em dia e compatíveis com as atividades desempenhadas e com os valores praticados no mercado, que permita ao colaborador promover sua sobrevivência e o sustento de sua família.
  • Segurança: acesso a benefícios e direitos como planos de saúde, seguro de vida, vale-refeição, adicional de periculosidade, planejamento de carreira, horas extras, bolsas de estudos, entre outros.
  • Sociais: proporcionar um ambiente com um clima positivo, saudável, colaborativo e favorável ao desenvolvimento de todos.
  • Ego: reconhecer o empenho, o comprometimento, o foco, a dedicação, o profissionalismo e os resultados.
  • Autorrealização: para um colaborador realmente “vestir a camisa” ele precisa sentir que faz parte, que faz a diferença. Que suas ideias e sugestões são avaliadas. E as boas, implementadas!

Para melhorar e aumentar os resultados entregues, é preciso fornecer ao colaborador mais do que infraestrutura e segurança, é preciso oferecer capacitação, motivação e reconhecimento.

Como? Em suma, oferecendo oportunidade de crescimento profissional, encurtando os caminhos de diálogos entre colaboradores e gestores para apresentação de novas ideias e sugestões, estimulando o aumento da produtividade através de metas tangíveis e reconhecendo as boas performances.

A capacitação faz com que o colaborador esteja alinhado com os valores e objetivos da empresa, se torne profundo conhecedor (e defensor!) dos produtos e serviços ofertados e se mantenha em uma constante busca de evolução profissional. Investimento em capacitação traz resultados rápidos e efetivos.

Treinamentos com foco em comunicação, domínio do produto ou serviço, compreensão das “dores” dos clientes, novas técnicas de vendas são alguns exemplos que contribuem muito para uma performance diferenciada capaz reter colaboradores, fidelizar clientes e atrair novos negócios. 

Alinhada ao conhecimento, a motivação precisa ser constante. Motivar é entender e atender as expectativas dos colaboradores. A campanha de incentivo coloca os colaboradores em movimento, impulsiona as equipes, ativa o comprometimento e estimula melhores desempenhos. Mas para que seja realmente eficaz, é preciso um planejamento coerente, metas realistas, fornecimento de conteúdo relevante para mudança de comportamento e, principalmente, premiações atrativas.

E é ai que entra o reconhecimento! Quando um colaborador vê sua ideia colocada em prática, seu resultado se sobressaindo e ainda recebe um prêmio por isso, além de aumentar seu sentimento de autorealização também inspira outros colaboradores a buscar melhores performances.

A premiação corporativa é uma importante ferramenta de relacionamento, retenção de talentos e atingimento da excelência, por isso é preciso assertividade na escolha do prêmio. Pode ser, por exemplo, um ingresso de cinema ou uma viagem dos sonhos. Mas para ser realmente motivador é necessário estar alinhado com a cultura da empresa, metas propostas e, principalmente, perfil do público.

Muitas empresas enxergam a premiação como um gasto extra. Mas não é! Com um bom planejamento, o valor das premiações se tornam autofinanciáveis, uma vez que só acontece mediante a atingimento ou superação dos resultados.

A famosa frase “insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes” (creditada a Einstein, embora não há registros de que de fato ele a tenha proferido) resume a principal dificuldade das empresas para retomar o faturamento perdido com a pandemia e se destacar em seu mercado.

Hoje para alavancar o crescimento é preciso inovar! E inovar nada mais é que “fazer algo como não era feito antes” (claro que com planejamento estruturado, ferramentas adequadas e excelência na execução).

Office sweet office!
Pense nisso e conte com a gente!

Conheça nossos Projetos de Sucesso, nossas soluções e plataforma para Aprendizagem Digital e nossos produtos de Premiação Corporativa. Temos certeza de que podemos contribuir muito para aumentar o engajamento dos seus colaboradores e o resultado da sua empresa!

Siga nossas páginas nas redes sociais: Instagram e LinkedIn.